Mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama
Outubro é o mês que abraça o cuidado, a prevenção e a conscientização. E esse período é tão importante e se destaca-se como um movimento que atualmente percorre o mundo todo.
Criado no início da década de 1990, nos Estados Unidos, o Outubro Rosa surgiu a partir de ações da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que passou a distribuir laços cor-de-rosa durante eventos como a Race for the Cure, em Nova York. O objetivo era claro: ampliar a conscientização sobre o câncer de mama e incentivar o diagnóstico precoce da doença. Com o passar dos anos, o movimento se espalhou internacionalmente e hoje é símbolo de informação, solidariedade e mobilização em prol da saúde da mulher.
No Brasil, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres e ocupa a primeira posição em mortalidade entre elas. Por isso, a campanha é tão necessária. Compartilhar informações, promover o acesso a exames, incentivar a procura por atendimento médico e reforçar o valor do autocuidado são formas de contribuir para a redução desses números.
Se atente aos sinais
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
- Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
- Pele da mama avermelhada ou com aparência de casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Força da ação que nos move
Aqui na Econet, também nos unimos ao movimento, os colaboradores vestiram camisetas e acessórios rosa para reforçar a importância da prevenção e demonstrar apoio à causa. Cada setor participou com entusiasmo e alegria, registrando esse momento de conscientização com fotos cheias de significado.
Confira os cliques desse dia super importante!
E lembre-se!!! Se perceber algo diferente, procure atendimento médico o quanto antes.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de um tratamento eficaz.
Para dar mais apoio à causa, o governo federal disponibiliza dois canais para suporte ao câncer de mama, o ouvSUS, que atende pelo número telefônico 136, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, e também pelo link gov.br/inca/pt-br/assuntos/ventos/outubro-rosa-2024.
Uma força que vem da natureza
“O cuidado de si é o primeiro gesto de liberdade.” Essa ideia nos convida a olhar para dentro de nós mesmos a fim de reconhecer o valor que a saúde tem como uma expressão de respeito pela própria vida. O feminino, em sua essência, carrega a força silenciosa, cíclica e criadora, a mesma que sustenta a natureza, renascendo a cada estação, acolhendo, transformando e resistindo sempre. Ter autocuidado é, também, honrar essa força.
Comenta aqui quais desses sinais você já se atentou e se o autocuidado faz parte da sua rotina.