Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais sintomas conhecidos até o momento são:
- Febre.
- Tosse.
- Dificuldade para respirar.
Como o vírus é transmitido?
As investigações sobre o coronavírus ainda estão em andamento, e a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos com água e sabonete líquido com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento, ou tocar na boca, nariz ou olhos.
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
- Cobrir nariz e boca com o cotovelo ou lenço descartável quando espirrar ou tossir.
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
- Manter ambientes bem ventilados, portas e janelas abertas, o máximo possível.
- Evitar contato próximo com pessoas com sintomas de infecção respiratória.
Como é feito o tratamento?
Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. Neste caso, é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:
- Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
- Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.
Como é feito o diagnóstico?
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
O que fazer em casos de suspeita?
Se houver febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar o pronto-atendimento do serviço de saúde público ou privado mais próximo.
Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Se você viajou ou teve contato com pessoas que viajaram para um dos países, que há casos confirmados da doença, nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.
A Econet se preocupa com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, por isso, mantenha-se prevenido. Estamos instalando dispenser de álcool em gel em todos os setores, mas os cuidados devem e precisam ser redobrados.
Não podemos minimizar a importância de estar alerta em meio a epidemia do coronavírus. O atual cenário é preocupante.