Gincana

Projeto Social

Em sua 16ª edição (2024), a Gincana da Solidariedade ajudou a abastecer cerca de 40 instituições de Curitiba e região metropolitana.

Desde 2009, o que poderia ser apenas mais uma confraternização de fim de ano, na Econet Editora, se transforma em projeto social e oportunidade de ajudar o próximo. A Gincana da Solidariedade mobiliza mais de 500 colaboradores da empresa – com sedes em Curitiba (PR), Joinville (SC) e Campo Grande (MS) – em torno de uma causa comum: arrecadar alimentos que contribuem para o abastecimento de 44 instituições de Curitiba e região metropolitana durante o ano todo. Para tornar isso possível, a partir do mês de setembro, inicia-se uma série de brincadeiras, eventos e competições da qual todos saem vencedores.

Em 2023, foram distribuídas 47 toneladas de mantimentos. Além do expressivo resultado alcançado graças ao engajamento dos competidores, o valor final é duplicado pela presidência em uma clara demonstração de adesão à campanha em todos os níveis hierárquicos. O fundador da Econet, Silvio Garbosa, conta que essa foi a maneira encontrada pelos próprios funcionários de encerrar o ano com chave de ouro. “Costumamos dizer que trata-se de uma brincadeira séria, pois o objetivo é contribuir com a subsistência de quem vive em situação de vulnerabilidade sem deixar a diversão típica desta época de lado”, explica.

Em 2024, um recorde histórico foi batido: 52 toneladas de alimentos arrecadados. O que representa 104 toneladas de alimentos que serão doados para mais de 44 instituições.

Brincadeira séria organizada em Equipes!

Quem explica a proposta melhor é a gerente de vendas, Flaviane Santos. “Nos dividimos em Cinco equipes que, ao longo de quatro meses, participam de diversas provas que vão desde desafios semanais, como entregar 50 quilos de alimentos todas sexta-feira, nem que seja preciso bater de porta em porta para pedir, a eventos internos que promovem interação entre todos os envolvidos”, detalha.

As chamadas “Provas Gold” incluem competições de culinária (à la MasterChef), caça ao tesouro e, inclusive, um show de talentos com direito à música, teatro e dança. A fim de garantir imparcialidade, os jurados são convidados externos e representantes das instituições beneficiadas. “As etapas fazem parte e promovem o engajamento, mas a maior conquista é terminar mais um ano com a sensação de missão cumprida por ter realizado ações para melhorar a vida das pessoas carentes. Esse é o sentido do voluntariado e o desejo de quem trabalha na Econet: espalhar o amor em forma de comida na mesa”, destaca.

Voluntariado que ultrapassa o dia a dia corporativo

Segundo Flaviane, no começo do ano, os embaixadores de cada equipe visitam algumas das entidades beneficiadas pela gincana e têm a oportunidade de sentir na pele como todo o trabalho em grupo é importante para as instituições. “Ultrapassamos os portões da Econet e vamos a campo para transmitir aos participantes a importância da ação que alimenta mais de 4.500 cidadãos assistidos por um projeto social feito por cada colaborador da empresa”, pontua.

Gincana trabalha as soft skills dos colaboradores

Além de ser um projeto social, a gincana é uma ferramenta institucional estratégica e relevante. O aprendizado extrapola a questão da empatia e da solidariedade e trabalha as soft skills do time, como a resiliência e a gestão de conflitos.

“Podemos observar o fortalecimento da inteligência emocional, bem como a liderança e o espírito de união. Por esse motivo, acreditamos que a gincana contribui com o desenvolvimento e crescimento pessoal de todos os participantes. A grande lição que fica, sem dúvida, é que os seres humanos são capazes de promover grandes mudanças, sobretudo quando se unem em torno de uma causa comum”, finaliza Flaviane.

Corrente do bem: entrega simbólica em dezembro

A Gincana começa em setembro e vai até dezembro, quando então acontece a cerimônia da Corrente do Bem. Na ocasião, os alimentos são passados de mãos em mãos numa verdadeira corrente até chegarem ao estacionamento da empresa, onde ficam armazenadas até serem entregues no ano seguinte.

O ato marca o desfecho oficial da gincana que já faz parte do calendário da Econet e vem crescendo em tamanho, assim como a empresa. “Após 120 dias contagiantes, a equipe que somar mais pontos é consagrada campeã e recebe, juntamente com a segunda e terceira colocadas, troféus e certificados. No entanto, o maior prêmio é constatar que todos se entregam de corpo e alma em prol de simplesmente fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, comemora o Presidente da Econet.